segunda-feira, 25 de agosto de 2014

As Três Irmãs

No sábado assisti a montagem das "Três Irmãs", de Tchekov. Encenada no Cosme Velho, as 16:30, no jardim, a peça utiliza a passagem do dia para a noite maestralmente, como um item essencial na percepção da história. A nobreza russa em decadência mostrada por Tchekov em seu texto cabe perfeitamente num jardim - representando uma casa sem teto, em ruínas. 

São 13 atores. A história é longa e o texto é bem trabalhado. A relação do texto com a natureza, com o espaço físico da 'casa' e da estrutura familiar ficam muito bem encaixados tendo um jardim como elemento cênico.

A peça terminou as 6 horas e 15 minutos, mas pareceu-me mais tempo, pelo fato de entrar no local de dia, e sair de noite. Existe um pesar nesta passagem que nos faz pensar que realmente mergulhamos no interior da Rússia.

Todos os atores são muito bons, principalmente as 3 irmãs. É uma peça linda, com um texto magnífico, que aborda um tema universal: o tempo. O tempo e suas nuances; como os sonhos continuam os mesmos; como nós continuamos os mesmos, apesar de tudo; como projetamos nossa mente para o futuro, e assim, esquecemos de viver o presente.

Ah, por último mas não menos importante - o espetáculo é gratuito. Recomenda-se chegar de meia até uma hora antes, para garantir lugares.


Nota - 9.0

Casarão Austregésilo de Athayde
Rua Cosme Velho, 599
Sábados e Domingos 16 hrs

Nenhum comentário:

Postar um comentário